São João da Boa Vista: População cobra mais segurança após disparo na Mantiqueira
A segurança pública voltou a ser um dos temas mais debatidos em São João da Boa Vista após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando uma confusão ocorrida no último fim de semana na Avenida Dr. Durval Nicolau, conhecida como Mantiqueira.

São João da Boa Vista: População cobra mais segurança após disparo na Mantiqueira
A segurança pública voltou a ser um dos temas mais debatidos em São João da Boa Vista após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando uma confusão ocorrida no último fim de semana na Avenida Dr. Durval Nicolau, conhecida como Mantiqueira.
A briga aconteceu à noite, nas proximidades de um depósito de bebidas. As imagens mostram um grupo de cerca de 15 pessoas, mas não é possível identificar claramente quem estava envolvido na discussão. Em determinado momento, um disparo de arma de fogo pode ser ouvido e o autor da gravação menciona a presença de uma pessoa armada, interrompendo a filmagem logo em seguida.
Investigação e repercussão
Até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi registrado, mas o vídeo já chegou ao conhecimento da Polícia Civil. Circula a informação de que o responsável pelo disparo seria um agente ou ex-agente da área de segurança pública, o que aumenta ainda mais a preocupação da população.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais do jornal O MUNICÍPIO, reacendendo o debate sobre a necessidade de mais investimentos na segurança.
🗣 "A Mantiqueira virou terra de ninguém. Carros em alta velocidade, som alto, brigas… enquanto isso, o policiamento é insuficiente", comentou Luís Antônio Pradella.
🗣 "Minha família passa por essa bagunça todos os finais de semana até por volta das 2h da manhã. Isso já acontece há anos e nada muda", afirmou Carlos Rithielly Silva.
🗣 "Isso só mostra a falta que faz uma Guarda Civil Municipal", pontuou Fagner Monge.
Projeto de Guarda Civil abandonado
Diferente de cidades vizinhas como Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul e São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista descartou a criação de uma Guarda Civil Municipal (GCM).
O Projeto de Lei para a criação da corporação foi aprovado em abril de 2023, mas não avançou. O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (PSD) optou por investir na Atividade Delegada, permitindo que policiais militares trabalhem em dias de folga, além da instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos.
Na época da discussão do projeto, o tenente-coronel Marcelo Facádio, comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), destacou que a criação da GCM fortaleceria a segurança e possibilitaria um trabalho integrado com a PM. Já o então diretor municipal de Trânsito e Segurança, coronel Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, explicou que a Guarda poderia receber treinamento especializado e obter recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para sua estruturação.
Por que a Guarda Civil é importante?
Em diversas cidades, a GCM atua não apenas na proteção do patrimônio público, mas também no patrulhamento preventivo, segurança em escolas e apoio à Defesa Civil em incêndios e alagamentos. A falta de uma estrutura semelhante em São João da Boa Vista levanta dúvidas sobre a eficácia das medidas adotadas pela prefeitura para conter problemas como os registrados na Mantiqueira.
🚨 A população segue cobrando mais segurança. Será que apenas a Atividade Delegada e câmeras de monitoramento serão suficientes para conter episódios como esse?
📢 Deixe sua opinião nos comentários!
#SãoJoãoDaBoaVista #SegurançaPública #GuardaMunicipal #Mantiqueira #Polícia #Violência
Comentários (0)